O técnico em automatização de portões de garagem deve ter habilidades em três áreas profissionais.
Primeiro ele deve atuar como eletricista, para fazer a instalação de um disjuntor no PC de luz, para uso exclusivo do sistema de automação do portão. E construir uma rede de cabeamento do disjuntora ao local onde será instalada a central de comando do motor.
Segundo deve atuar como serralheiro, para fazer as soldas elétricas dos acessórios (ferragem) e o motor. Essa etapa envolve medições precisas de onde cada equipamento será soldado. Um serralheiro comum talvez não tenha experiencia em automatização de portão de garagem.
Terceira etapa, Ter conhecimento e experiência em eletrônica de automatização para:
- Ligar o motor na central de comando,
- Configurar a central de comando do motor,
- Ajustar os sensores de fim de curso,
- Ajustar o tempo que o portão deve ficar aberto,
- Instalar e ajustar o tempo da sinaleira,
- Instalar e ajustar o sensor de infravermelho (sensor ante-esmagamento) e
- A codificação dos controles remotos.
Como visto, envolve conhecimento de três áreas profissionais bem distintas: Eletricista, serralheiro com solda elétrica técnico em eletrônica.
Nos anos de experiência em manutenção de portões eletrônicos temos observado, nos Condomínios que fazemos contrato de manutenção, que em uma destas áreas o profissional que fez a instalação do sistema de automatização do portão não atuou bem. Isto explica a grande incidência de falhas e defeitos nos sistemas de automatização dos portões.
Por isso fazemos uma reforma geral no sistema de automatização do portão eletrônico da garagem, antes de pegar a responsabilidade da manutenção preventiva.