A segurança dos usuários de portões automatizados e dos pedestres que passam na calçada em frente ao portão, no momento que um veículo está saindo ou entrando.
Sinaleira: É o equipamento mais usado para a segurança dos pedestres que tenham de passar em frente a portões automatizados. A Sinaleira é um dispositivo sonoro e luminoso, que avisa ao pedestre que um veículo está entrando ou saindo de uma garagem.
Fotocélulas: Dispositivo eletrônico que impede que o motor pare de fechar o portão assim que detecta objetos ou pessoas no trajeto da folha do portão. Assim protege veículos e transeuntes de serem atropelados pelo portão.
Embreagem eletrônica: Um recurso inovador! As novas centrais que comandam o funcionamento dos motores de portões de garagem têm este recurso de segurança. Consiste em um ajuste na força de trabalho do motor. O técnico, na hora de regular o funcionamento da central, define o quanto de força o motor precisará para movimentar a folha do portão. Com este ajuste bem feito, se alguma coia ou pessoa ficar presa entre o portão e seu portal, o motor não faria uma força ecessiva a ponto de quebrar ou machucar gravemente alguém.
A central de comando memoriza esta regulagem. Se o peso da folha do portão se alterar, devido a alguma coisa ou alguém, que por ventura fique no trajeto do portão, a central impede o movimento da folha do portãos, evitando acidentes. A central que controla o motor “entende” que deve limitar a força que este motor deve fazer para abrir e fechar a folha do portão.
Os modelos de portões que mais oferecem riscos aos pedestres:
- Portão modelo basculante, que ao abrir a folha do portão invade a calçada.
- Portão modelo deslizante, que o seu trajeto para abrir, invade o espaço do portão de pedestre.
- Portões modelo deslizantes que abre um em direção ao outro. Desta forma se um abre fecha o espaço do outro portão.
- Portão modelo deslizante ou basculante que tem dentro de sua folha um outro portão menor para a passagem de pedestres. (Há sempre o risco de uma pessoa ser atropelada pela folha do portão).
A solução de segurança para modelos de portões 2, 3 e 4 - consiste em se instalar um dispositivo eletrônico que impede a movimentação de um dos portões automaticamente (pelo motor) se o outro portão já estiver aberto.
Assim cria-se um sistema que chamamos de OU. Isto é: um ou o outro em funcionamento. Nunca os dois ao mesmo tempo.
Assim apenas um dos portões funcionará por vez, nunca os dois ao mesmo tempo, evitando acidentes com veículos e pedestres.