ATENÇÃO: Motores para portões de garagens são alimentados por tensões de 110 V. , 220 V. ou 360 V. Podem dar choques perigosos.
A central de comando do motor que faz a mudança da rotação. Mas, para isto acontecer, outros fatores estão envolvidos além da central de comando, o próprio motor, sensores de fins de curso e sensores de infravermelho.
Alguns modelos de Centrais para motores de portões de Garagem. |
O que você tem de aprender: o funcionamento de cada parte do sistema de automação de um portão isoladamente, identificar o defeito, consertar ou substituir só a parte defeituosa é o segredo.
Entenda primeiro como funciona:
1) A rotação de motor
2) A central de comando de motores
3) Os sensores de fins de curso
4) Os sensores de infravermelho
Exemplo: Quando se aperta o botão de um controle remoto (já codificado na central do motor) uma onda de rádio chega a central de comando do motor. A central no que lhe concerne acionar um relés que chave a tensão da rede (110Vac, 220Vac ou 360Vac) para uma das fases do motor, fazendo ele girar para um lado. Isto faz movimentar a folha do portão para abrir ou fechar.
Note que a central só aciona um Relé de cada vez, primeiro um depois o outro, cada um dos reles é responsável pela rotação do motor em uma direção.
Os sensores de fim de curso podem alterar este funcionamento da central, fazendo com que ela só mande informações para uma das fases do motor, com isto ele girar só em uma direção.
Se o motor está apenas abrindo o portão, muito provavelmente o defeito pode ter origem no sensor de infravermelho.
Sensor de fim de curso para portão de garagem |
Vamos tentar isolar o defeito:
- Coloque o portão no manual
- Desconecte os fios dos sensores de fim de curso da central de comando e teste estes sensores e seus fios.
- Desligue o motor da central e acione o comando pelo controle remoto ou BOT, verifique se os dois relés atuam.
- Teste os fios, a fonte de alimentação e o circuito do sensor de infravermelho. Cada modelo de infravermelho tem seu próprio funcionamento. Procure o manual do fabricante deste equipamento e execute os testes conforme as indicações.
- Se nestes testes tudo estiver funcionando, teste o motor à parte do estator, medindo a resistência de seu rolamento.