Os portões automáticos modelo deslizante abrem e fecham horizontalmente
O motor atua em uma régua dentada (cremalheira) presa ao longo da folha portão, esta é quem puxa o portão para ele abrir e fechar. O portão se movimenta sobre rodas e trilhos, no piso e na parte superior.
Em alguns modelos de portões feitos em alumínio a própria cremalheira faz o papel do trilho inferior, estes não tem rodas no piso para guiar a folha do portão. Estes portões são suspensos por carrilhetes que correm dentro de uma calha na parte superior da folha do portão.
Para funcionar corretamente: É de suma importância minimizar os pontos de atritos. Para isto a folha móvel (portão), os trilhos inferior e superior, devem ficar bem alinhados, a folha do portão deve estar no prumo. Os trilhos inferior e superior, fixados em nível e em linha reta. Desta forma não haverá curvas e declives para a folha do portão andar nele. Resultando num movimento suave de abrir e fechar.
Alguns portões de ferro, não foram construídos para serem automatizados. Na fabricação não foi levado em conta o esforço, contínuo de um motor. Assim deve se ter especial cuidado na escolha do motor para a sua automatização.
Postado em portão