Portões Automáticos e a segurança dos pedestres.

A segurança dos usuários de portões automatizados e pedestres que passam em calçadas com portões de entrada e saída de veículos. 



Sinaleira: É o equipamento mais usado para a segurança dos pedestres que tenham de passar em frente a portões automatizados. A Sinaleira é um dispositivo sonoro e luminoso, que avisa ao pedestre que um veículo está entrando ou saindo de uma garagem.


Fotocélulas: dispositivo eletrônico que impede que o motor dê partida, para fechar o portão. Assim protege veículos e transeuntes de serem atropelados pelo portão.


Embreagem eletrônica: Um recurso inovador! As novas centrais que comandam o funcionamento dos motores que automatizam portões de garagem têm este recurso de segurança. Consiste em um ajuste na força de trabalho do motor. O técnico, na hora de regular o funcionamento da central, define o quanto de força o motor precisará para movimentar a folha do portão.


A central de comando memoriza esta regulagem. Se o peso da folha do portão se alterar, devido a alguma coisa ou alguém, que por ventura fique no trajeto do portão, impedindo o seu movimento. A central que controla o motor “entende” que deve limitar a força que este motor deve fazer.


Este novo recurso tem evitado acidentes, que poderiam acabar em sérios ferimentos em pessoas que por ventura ficassem presas nas grades de portões automatizados.


Os modelos de portões que mais oferecem riscos aos pedestres são:


Portão automático que ao abrir, invade o vão do outro portão.

Portão de garagem que ao abrir, invade o espaço do portão de pedestre.

Portão de garagem que também tem em sua folha, um portão de pedestre. Este tipo de portão ao se movimentar, leva também o portão para os pedestres. (Imagine os riscos se uma pessoa estiver passando no momento que o portão da garagem se abrir?).

A solução de segurança para os três tipos de portões consiste em um dispositivo eletrônico que impede a movimentação de um dos portões automáticos (pelo motor) se o outro portão estiver aberto. Assim apenas um dos portões funcionará por vez, nunca os dois ao mesmo tempo.