Neste artigo vamos descrever os sistemas de controles de acesso para condomínios residenciais.
O controle de acesso de pessoas e automóveis em condomínios é o principal componente de um sistema de segurança. Seria praticamente impossível implementar qualquer sistema de segurança sem o controle de quem pode entrar no condomínio.Fechaduras elétricas;
Fechaduras eletroímãs;
Catracas;
Portões automatizados em garagem;
Alarme;
Câmeras.
Os sensores de um controle de acesso identificam o usuário por:
Senhas (teclados para se digitar senhas);
Leitores de cartões TAGs;
Leitores de digitais (biometria);
Leitores de retina;
Reconhecimento facial.
As informações lidas e processadas nestes sensores, podem ser armazenadas por softwer, para posterior relatório de quem acessou o local ou não. Isto depende do nível de segurança que se deseja implementar.
Os equipamentos são:
MIP 1000 – Módulo Inteligente de Portaria. Este é o principal equipamento do sistema, todos os outros orbitarão em torno dele. Faz o registro de todos os eventos cadastrados, seja proveniente das TAGs, controles remotos, porteiro eletrônico ou teclado de senhas. O módulo MIP 1000 pode ser comparado à CPU de um computador, os outros equipamentos são os periféricos como, impressoras, mouse, teclado, etc.
XPE 1013 ID – Porteiro Eletrônico, com 13 teclas para discar os ramais de interfones e leitor de cartão TAG para destravar fechaduras elétricas.
XPE 1001 ID – Porteiro Eletrônico, com 01 tecla para comunicação só com o ramal da recepção. Pode ser instalado no lugar do XPE 1013, se não for conveniente que os visitantes entrem em contato direto com os moradores.
XLT 1000 ID – Leitor de cartão TAG e teclado para senhas. Pode ser instalado em áreas internas como academias, piscinas, etc. Não faz comunicação por áudio, mais pode destravar fechaduras usando senhas até 1000 TAGs.
XTR 1000 – Rádio transmissor de controle remoto. Tem tecla exclusiva para ser acionado em caso de emergência. Em caso de assalto a função pânico dá um aviso ao porteiro sem que o criminoso fique sabendo. Se o sistema estiver interligado a uma central de alarme monitorada, a empresa de monitoramento também será notificada.
XRE 1000 – Receptor de controle remoto. Para abrir portões automáticos ou acionamento de alarmes, etc.
XID 1000 – TAGs em formato de chaveiro. O usuário pode acessar áreas restritas do condomínio apenas aproximando o chaveiro do leitor da TAG.
SGA 1000 - Sistema de Gestão de Acesso. Usado em Condomínios que se requeira controles de grande quantidade de pessoas, funcionários, entregadores.