Conheça as fechaduras elétricas mais utilizadas nos condomínios.
Com o crescimento da criminalidade nas cidades é muito importante ter a fechadura certa, isso aumenta a segurança do condomínio e dá conforto aos usuários.
Por que instalar uma fechadura elétrica?
Porque são equipamentos que podem ser integrados a um sistema de controle de acesso, sistemas de interfones, pode se usar controle remoto para destravar a fechadura ou cartões de acesso tipo Tag.
Usar um controle remoto para destravar a fechadura aumenta muito a segurança de todos os usuários.
Um morador entrando, não perde tempo procurando as chaves para abrir o portão e não fica na dependência de esperar o porteiro para abrir o portão.
O funcionário na recepção não necessitará ir ao portão destravar a fechadura, ele pode fazer isto de longe. Isto evita que ele seja rendido e forçado a permitir a entrada do intruso.
Existem fechaduras elétricas para os mais diversos cenários. Há opções para a entrada principal (que se requeira grande segurança contra arrombamento), portões internos, portas de vidro, madeira, alumínio e ferro, etc.
Dividimos as fechaduras eletrônicas em quatro modalidades:
Fechadura elétrica (é o termo geral para se referir a todas as fechaduras acionadas eletricamente).
Fechaduras modelo HDL ou SEG.
As mais populares no momento. São muito usadas em portarias para portas comuns e portões externos. Pode ser instalada em portões de metal ou madeira, com abertura para a direita ou esquerda.
O equipamento possui memória mecânica, após receber um pulso elétrico se destrava e fica esperando que o portão seja aberto e o dispositivo interno da fechadura vai travar quando o portão for fechado novamente.
Fechadura – eletroímã
Modelo ideal para ambientes sofisticados e para condomínios de alto padrão. Podem ser instaladas em portas de madeira e de aço. Em portas de vidro, ela fica sobreposta. Sua abertura é silenciosa, pode ser instalada na vertical ou horizontal.
Fecho elétrico
Geralmente instaladas nas portas de vidro, de madeira e alumínio. Só são recomendadas para portas internas. A grande vantagem do fecho elétrico e permite ser instalado em portas de alto fluxo de pessoas.
Este tipo de fecho não apresenta grande resistência a tentativas de arrombamentos, por isto não é recomendado para o portão externo.
Fechaduras digitais
Quando falamos em fechaduras para uso individual, em apartamentos, existem as fechaduras digitais, específicas para o uso doméstico. Servem para o lar ou para o escritório.
Não foram desenvolvidas para alto fluxo de pessoas. Mas oferecem bastante conforto e segurança.
O local da instalação:
Ao escolher a fechadura para um condomínio, deve se considerar primeiro o modelo de porta ou portão: madeira, aço, vidro ou alumínio.
Muito importante observar o espaço para sua instalação. Se não for medido com precisão, pode ser inviável a instalação.
Deve ser considerado também:
– Será instalada em local Interno, local protegido das chuvas;
– Semiabertos (coberto por uma marquise);
– Externos (sem nenhuma proteção a sol e chuvas).
Considere também o Cenário de uso:
Alto ou baixo fluxo de pessoas e o padrão estético.
Dispositivos de controle:
A fechadura será controlada só pelo sistema de interfones? Os moradores terão chaves da fechadura?
NOTA:
Estas são considerações que devem ser feitas antes da compra da fechadura.
Para se ter certeza da viabilidade da instalação na nova fechadura no local pretendido.